segunda-feira, janeiro 2

TAG: Oscar literário 2016

. .

Sociedade Linda ♥


Agora que o terrível 2016 acabou e já fizemos nossos balanços de quão bom ele foi LITERÁRIAMENTE, chegou a temporada de premiações cinematográficas e eu e a Aryane, que é colunista aqui no blog (confiram o oscar dela), decidimos criar uma tag que é uma espécie de Oscar literário. Provavelmente já existem outras, mas, não encontrei nenhuma com os prêmios que a academia entrega, apenas um punhado de "melhores do ano" e como o  Oscar (e todas as premiações) são muito importantes pra mim (sim eu sou dessas dos filmes de Oscar e grandes discussões sobre as diferenças entre o SAG AWRADS e a Academia), decidi criar a minha com todo o amor que ela exige.

A TAG OSCAR LITERÁRIO 2016 consiste em premiar dentro das categorias (possíveis) da academia os prêmios para os nossos personagens e livros favoritos do ano que passou.

Melhor livro


O melhor livro do ano vai para o único livro do meu autor favorito que li no ano.
A confissão conta a história de Dunté Drumm, um jovem negro que foi acusado de um crime que não cometeu e foi preso e condenado à pena de morte por ter sido forçado a confessar tal crime.
Mais de uma década depois, quando o verdadeiro culpado foge de um hospital e pede a um Pastor para levá-lo até o estado da execução para impedi-la temos uma corrida contra o tempo.
Uma trama que envolve, escapismo político, guerras de denominações evangélicas, um pastor que atravessa o país quebrando a condicional de um criminoso e duas familias destroçadas (a de Dunté e a da vítima), no melhor estilo John Grisham essa foi certamente a melhor obra que eu li do autor não apenas no ano, mas de todas, desbancando assim, O negociador, que era a melhor até então.

Melhor personagem masculino


Dean Holder - O que falar de um personagem que até o nome é um spoiler? Eu amo "Um caso Perdido" demais, mas, Sem esperança tirou meu chão. Ver a história pelos olhos dele me encantou imensamente e eu serei sempre grata à Colleen por esse livro.

Melhor personagem feminina


Kathelyn Stanwell -  O realismo da obra deu este premio a ela, mérito todo da Babbi.
Sendo um romance de época escrito na contemporaneidade é de se esperar que a história fale de uma "mocinha a frente do seu tempo". Mas, isso me irrita tanto, me estressa num grau, esse tipo de romance de época fala de mulheres empoderadas e tá tudo bem "porque o amor sempre vence",mas na verdade as mulheres não tinham vez naquele tempo e quando tinham, sofriam. No caso de Kathelyn o que me encanta é isso. Ela sempre soube as consequências de seus atos e mesmo assim, os fez.
Sofreu muito por conta deles, foi humilhada, jogada na sarjeta, comendo o pão que o diabo amassou e ainda assim deu a volta por cima e venceu, mas, nunca tendo a vida como um mar de rosas, por esse motivo ela é a minha melhor personagem feminina do ano.

Melhor personagem masculino coadjuvante


Tyler MOZÃO Durden de "Clube da Luta" gente, o que é esse homem? Não há muito o que falar aqui, se você leu comente sobre o amor que você sente por ele, se não leu, leia. NÃO ASSISTE AQUELE FILME HORRÍVEL, LEIA!
Melhor personagem feminino coadjuvante



Eu sei que você provavelmente acha que ela é protagonista, afinal Anna Vestida de Sangue é o nome,  mas não é. A história é sobre o Cas - Theseus Cassio  na verdade ♥e a Anna é um dos casos dele (sinta o duplo sentido) por isso eu a escolhi. As camadas da personagem, a profundidade dela, os dramas, os conflitos... Gente eu amo essa mulher, pronto.

Melhor história Original

  

Não há o que pensar, esses livros trazem as melhores histórias que eu li no ano. Mais original que Proibido impossível e MCEOBN trouxe a melhor representação de depressão que eu já li, e já li muitos livros com essa temática, então, né? Venceram. Sim, os dois, me deixem.
Melhor história Adaptada


A ideia é uma releitura ou algo do semelhante, escolhi a trilogia "Trindade Leprechaun" por estar conhecendo a cultura irlandesa e suas mitologias através da trilogia da Carol.
#Livro 1 #Livro 2
Melhor fotografia (Cenário)


Para "melhor fotografia" pensei em um livro que me desse essa sensação lendo e apesar da Duologia Apenas um dia/Apenas um ano ser um tour lindo pela Europa, o Deserto ganhou ♥

Melhor autora


Para melhor diretor não tenho apostas esse ano e para melhor autor eu poderia escolher o meu já amado John Grisham, mas se teve uma autora que me cativou esse ano, essa mulher se chama Gayle Forman ♥

Melhor livro baseado em fatos reais


Achei que adaptar melhor documentário seria complicado, mas, temos O menino da Lista de Schindler aí, que fez essa lista ficar mais realista e profunda.

Melhor Conto

      

Poderia premiar só um? Poderia, mas, o oscar me permite dois curta metragens, portanto, temos um romance maravilhoso - resenha -  e um quase thriller psicológico, porque sim.
Melhor Ilustração 


Foi muito fácil pra mim achar um livro ilustrado para premiar, apesar de eu não ter lido Mangás, HQs ou qualquer quadrinho no ano que passou. A Andorinha do mar é um conto ilustrado que me ensinou muitas coisas ao longo de suas quase cem páginas. Deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas. O livro te ensina ou relembra os conceitos de amizade, confiança, autosabotagem, empoderamento, local de fala e mais várias coisas importantíssimas. Foi uma das melhores leituras do ano passado e só não entrou em melhor conto porque eu realmente o considero um puta livro de tantos ensinamentos que ele traz. 

Melhor Edição (Continuidade)


Uma das coisas mais importantes num filme pra mim, é a edição. Um filme com erros de continuidade e cenas confusas me dá nos nervos. Atualmente temos muitos livros narrados por mais de uma pessoa ou em tempos diferentes e isso me irrita muito, porque na maioria das vezes você não é inserido nesse universo com cuidado e acaba se perdendo em algumas coisas, então decidi premiar este ser humano que é a máxima da escrita na minha vida, com seu romance "A confissão" caminhamos por momentos e mentes distintas sem perder o rebolado em momento algum, tragam um oscar pra ele, por favor.

Melhor livro fora do eixo Brasil x EUA


Poderia ser apenas "Livro estrangeiro", mas os EUA iam dominar. Tentei algo fora disso e achei A Rebelde do deserto  um livro amor com esse mundo fictício amor dessa autora canadense linda ♥

Melhor trilha sonora original


Nem tem o que dizer né, além de ser um livro amor da Colleen, Talvez um dia traz esse álbum com as musicas do livro ♥

Melhor Canção Original


Nem tem o que dizer né, além de ser um livro amor da Colleen, Talvez um dia traz esse álbum com as musicas do livro ♥ #2


E esse foi o nosso Oscar 2016, ano que vem tem mais ♥


5 comentários:

  1. Oiiii, ano passado eu e umas amigas blogueiras bolamos uma tag bem parecida e foi muito divertido fazer. Eu que sou cinéfila fiquei louca pensando nas categorias que seriam adaptadas para os livros e o resultado ficou ótimo!!! Adorei suas escolhas, muitos livros eu não conhecia e já vou anotar as dicas. Nunca li nada do John Grisham e fiquei bem interessada. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Adorei a postagem com o Oscar Literário de 2016.
    Estou extremamente feliz que livros da CoHo estejam entre eles.
    Concordo que Dean é um personagem maravilhoso e atuou muito bem e a trilha sonora de Talvez um dia é simplesmente maravilhosa! Quando soube que foi feita especialmente para o livro e vi a letra quase pirei!!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adorei essa TAG estilo Oscar. *--*
    Gente, Tyler Durden é tipo omfg eu quero ele <3 hahahaha
    mas até que gosto do filme,visse? não vou mentir hahaah

    Nossa,Forman eu li e me arrependi... não consegui curtir a escrita dela...=T

    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Talvez uma dia da Collen é meu amorzinho da autora 😍 Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tay,
    Ainda não li a maioria dos livros que você citou e não acredito que você gosta da Gayle, eu meio que odeio essa molher haha
    Beijos

    ResponderExcluir