quarta-feira, julho 13

O menino da lista de Schindler

 

Boa tarde Sociedade

Maravilhosa ♥

 
 
 
Primeiro livro da MLI 2016, o encalhado "O menino da lista de Schindler" se tornou um dos melhores livros que li este ano! Afinal, o que dizer de um livro que conta pra gente a vida de um dos sobreviventes do maior genocídio que nosso mundo conheceu? 
O menino da lista de Schindler vai contar a história de vida que Leon Leyson teve a possibilidade de ter porque um dia Oscar Schindler ousou pensar que judeu,  era gente.
  
Ano: 2014 - Páginas: 256 - Autor: Leon Leyson + - Editora: Rocco - Skoob
 
O livro começa contando a vida da família antes do holocausto então você conhece uma boa e tradicional família judia, seus costumes, cultura e a fé, inabalável. Tem vários momentos cômicos que te fazem achar que o livro está realmente sendo escrito por um menino, eu conseguia imaginar uma criança narrando e o autor já era beeem velhinho quando escreveu o livro, então isso é um ponto altíssimo. As partes engraçadas do livro não vão ser citadas em respeito as partes tristes.  Logo depois que conhecemos a família de Leon,  seu pai é  promovido e muda cidade e alguns anos depois consegue juntar dinheiro o suficiente para levar a família toda para morar com ele. Pouco tempo depois que a família instala na cidade a caçada aos judeus tem seu início.

Devo confessar aqui, que os filmes que vi sobre o Holocausto se reduzem a "A vida é bela" e "O menino do pijama listrado"  e isso não me mostrou como o Holocausto se deu.  Foi impressionante ler e por vezes, parei para chorar por um bom tempo,  como Hitler -  o maior gênio de todos os tempos, vulgo Satanás nesta terra - conseguiu fazer pessoas que até o dia anterior eram amigos de judeus, estudavam,  trabalhavam,  conviviam pacificamente com judeus,  passar a odiá-los. Como os judeus foram impedidos de trabalhar aos poucos, ir a escola a partir de uma determinada data, receber um salário quando trabalhavam para os nazistas, nem pensar. Trabalhar para um nazista já era garantia de vida, o que mais eles queriam?

Aos poucos eles foram sendo retirados do convívio social, depois hostilizados, e logo passaram a ser menos que qualquer gato vira lata e ai ficou claro que o objetivo era claramente a morte de todos os judeus, que essa altura da vida estavam olhando em volta e pensando "O que é  que tá cont seno?"  Foram anos assim, anos de uma família sendo massacrada, humilhada, usurpada, de todas as formas humanamente possíveis, pelo motivo de "ser judeu". Você vê Leon crescer ao longo do livro, dentro daquela situação, vê ele vivendo em campos de concentração onde homens e mulheres não ficam juntos, vê ele ficando meses e até mesmo anos sem falar com a mãe.

Enfim, é  um livro muito triste. "E porque ler isso é livro então Tay?"

Porque é lindo, porque precisamos conhecer nossas tragédias e saber do que nós, seres humanos,  somos capazes e principalmente para perceber que quando tudo tiver contra você,  é  hora de lutar.

Como fez Oscar Schindler.

Schindler comprou a fábrica que o pai de Leon trabalhava e manteve seu emprego. Obviamente não havia salário, todo o dinheiro que deveria ser entregue aos colaboradores era entregue ao nazismo. Mas, havia trabalho, havia comida. Tinha o que levar para casa e tinha um nazista que se importava com você,  o que era o grande divisor de águas. Depois de alguns anos até Leon foi trabalhar na fábrica com o pai e o irmão mais velho e se surpreendeu com como Schindler se afeiçoou a ele. As coisas mudaram os anos passaram e o Holocausto foi ficando pior, mais intenso e o extermínio era a ordem, mas, não para os funcionários de Schindler, Schindler convenceu aos nazistas que precisava de um campo de concentração ao lado da fábrica para que os colaboradores chegassem cedo. O fechamento desse campo de concentração seria o fim para Leyson, caso Schindler não tivesse convencido os nazistas que precisava mudar a fábrica de PAÍS é que precisava levar OS MESMOS FUNCIONÁRIOS com ele.

E ai, o que acontece nos campos de concentração,  nas fugas,  os momentos tristes e intensos,  o que acontece quando Schindler aparece,  o que acontece com a lista de Schindler, o tempo que passa,  o que acontece com a família de Leon e a queda de Schindler após o Holocausto e todas as outras coisas que me fizeram rir e chorar nesse livro  vocês vão precisar ler para saber.

Mas,  pra mim,  esse livro é um cinco estrelas,  pela história surpreendente,  pela escrita,  por tudo. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário