terça-feira, maio 17

Livro X Filme: O Clube da Luta

< div>

Sociedade ♥

Sei que estou em dívida, mas, essa semana tem muita, muita coisa legal, do Livro x Filme ao Dia do Mangá... Bora começar?



Já tinha ouvido falar que quando você assiste ao clube da luta você se apaixona... 
Mas  quando você lê... Socorro!

Sociedade,  eu não sei expressar em palavras o clube da luta, apesar de eu ter amado, vou mentir pra vocês se eu disser que é bom. Não é um bom livro,  não prende sua atenção,  mas,  é absolutamente compreensível que tenha virado filme,  ele tem um caminho/desenvolvimento que é incrível, consequentemente seria um roteiro incrível e tudo mais.

Eu vou analisar o básico do livro e falar o que eu achei do filme porque qualquer movimento em falso é o SPOILER.



              No livro conhecemos o narrador, que é um cara afetado pela insônia há mais de ano e cura suas carências de um pai ausente e os reflexos disso na sua vida em grupos de apoio.

O problema,  é  que ele não precisa desses grupos de apoio de verdade,  ele não tem câncer intestinal / cerebral / testicular,  e nenhum dos outros problemas dos grupos que frequentava. Em um belo dia ele percebe que tem outra pessoa infiltrada, quer dizer,  alguém que também não tinha os problemas que deveria ter, para estar naquele grupo de apoio,  em um dos melhores momentos da reunião e isso o trava de desenvolver tudo o que era necessário para chorar e se esvaziar de sua vida miserável. Ali começa um impasse, ele jamais conseguiria ir às mesmas reuniões que ela, então decidiram "dividir" revezando os grupos e os dias da semana.
                          
Em uma viagem de negócios,  o protagonista conhece Tyler,  um cara -  que é o Brad Pitt antes da Jolie,  quer dizer MARAVILHOSO -  que se tornou o melhor amigo do narrador -  sim,  ele não tem nome - da noite para o dia, pode parecer confuso, mas,  não é,  pelo contrário,  é  bem pausado e explicado a forma como eles se tornaram amigos, sabe quando você encontra uma melhor amiga e sabe que aquilo não é um amor passageiro e sim um encontro de almas? Exatamente assim é com o narrador e Tyler. E é de uma "briga de mentirinha" desses dois que o clube da luta é iniciado. 

No tempo que essas duas pessoas entram na vida do narrador e a velocidade com a qual o clube da luta se forma, já é intenso o bastante, mas, tudo fica ainda mais sufocante para o narrador, quando Tyler e Marla transformam completamente  a vida do nosso protagonista amado,  ou não,  iniciando um caso amoroso, que provoca o ciumes de um melhor amigo no nosso narrador, afinal, antes de Marla invadir também sua vida - além de seus grupos - Tyler só tinha a ele.

Outro mito mitoso do Chuck  Palahniuk -> O livro é construído em cima de um pilar,  e se você tem esse pilar,  tem tudo, como eu já sabia desse pilar, eu tinha o maior e melhor SPOILER,  o babado que envolvia "os dois  protagonistas",  e sinceramente foi isso que me motivou a ler, quando eu pensava: que viagem,  que alucinação,  que perda de tempo,  - considerando que fiquei 10 dias presa nesse livro que pela quantidade de páginas dá para ler em um dia. - Eu não conseguia desistir porque eu queria ver como eles reagiriam,  como seria para o narrador descobrir,  saber de tudo aquilo, e o melhor dos mundos é que nós, leitores descobrimos aquilo junto com ele no livro.
        
        É gostoso porque o narrador não paga de  babacão durante a metade do livro se fazendo de desentendido enquanto a gente sabe de tudo.
A gente descobre juntinho com ele e é maravilhoso.

Agora que contei minha experiência com o livro vou fazer um WritingReaction do filme:

GENTE COMO ESSE FILME SE TORNOU UM CLÁSSICO?  
QUE FILME MEDIANAMENTE RUIM.

Esse filme é  um tristeza, um elenco que é magnífico que além desses 3 (Norton, Pitt e Bonham Carter), tem o Jared Leto ♥ . As atuaçães são otimas, o problema é o filme em si. porque outra tristeza para o público que leu o livro e foi iludido como eu é que esse livro que dá um roteiro incrível ♥
Gente,  que decepção! Nossa,  meu Deus.
O Clube da Luta do filme parece algo supérfluo de caras que se batem,  o movimento da destruição pior ainda, superficial, caras desequilibrados, um monte de bobajada,  não me emocionou,  quando a tal revelação ( O SPOILER que falei lá em cima) aconteceu puff,  nada. Naaaada. 

Foi uma sensação de "que bando de homem babaca". 

O filme é muito ruim, mas não é uma adaptação ruim. É uma adaptação magistral, eu amei como adaptação, o que não estava no filme não precisava mesmo estar, e o que tava no filme que não tinha no livro foi um presente pros fãs. Entretanto, o roteiro ficou superestimado, o "narrador" do filme não era louco o suficiente, impactado o suficiente, profundo o suficiente. Se eu pudesse descrever ele em uma palavra seria raso, e as coisas eram perceptíveis...
Marla, Tyler e a relação dos dois e principalmente a relação do narrador com cada um dos dois deixava perceptível que tinha algo confuso ali, e você fica se perguntando o que é, por isso quando a revelação aconteceu você fala:

"Ah, nossa, era isso?" Com cara de "Que merda!"

Eu sei que minha reação ao filme ficou confusa, mas, foi exatamente assim que ele me deixou, uma adaptação ótima que virou um filme horrível. Fique assim no final:



Então,  é  isso sociedade,  sei que foi confuso,  mas,  que nada assistiu ou lei sabe o tamanho da confusão e complexidade que essa história tem,  eu fiquei apaixonada por tudo,  mas,  nada valeu a fama de clássico do filme e nada justifica "não ler o livro",  porque a experiência é incrível. Nesse balanço vou dar 4 estrelas.



CASO VOCÊS QUEIRAM LER, LEIAM A EDIÇÃO DE 2012 QUE VEM COM UMA NOTA DO AUTOR INCRÍVEL SOBRE A TRAJETÓRIA DO LIVRO E DA HISTÓRIA DELE DEPOIS DO FILME, OKAY?

 Beeeeijos



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário