quinta-feira, novembro 26

Resenha: Beleza Perdida

Livro: Beleza Perdida 
Autor: Amy Harmon
Páginas: 336
Editora: Verus

Sinopse: Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.

Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.

Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.


♥♥♥

Sabe aquele tipo de livro que você olha a capa lê a descrição e faz aquela careta, imaginando que o resultado daquilo certamente não vai ser bom. “Pois é, isso aconteceu comigo ao ler este livro , eu o julguei pela capa , e fui completamente surpreendida.  Primeiro porque quando o personagem é descrito como lindo, alto e musculoso, você logo pensa lá vem mais um daqueles romances chatos e clichês em que o bonitão se apaixonada pela garota chata e sem sal estilo Bella Swan , mais não , isso definitivamente não acontece , Ambrose nem se quer nota a Fern .
Ela sempre foi apaixonada por ele  desde criança ,mais ele nunca a notou;  afinal ela não era do tipo bonita, pelo contrario Fern Taylor é uma garota comum, sonhadora, que adora ler - e escrever - romances. De um coração grandioso, ela está sempre ao lado de seu primo, Bailey,  nunca foi conhecida pelo quesito beleza (o PROBLEMA meus queridos é que Fern não se da conta de que o tempo passou, a fase constrangedora da adolescência se foi e ela por fim deixou de ser o patinho feio). Não se da conta de que é uma garota encantadora e muito especial.

Ambrose é o "mocinho" que surpreende por não querer ser apenas isso, Ele tem tudo aos seus pés, com sua beleza e seu talento para o esporte,  mas o que ele sempre quis foi muito mais do que isso. No fundo ele gostaria que as pessoas o vissem somente como ele é e então acaba por decidindo fazer algo que ele acredita que ira deixar todos orgulhosos e que ira mostrar um lado dele que as pessoas não conhecem.

 Preciso falar sobre o personagem mais lindo , adorável e fofo que já conheci  Bailey ele é primo e melhor amigo da Fern ,  sofre de uma doença chamada distrofia muscular, conforme  Bailey, vai crescendo sua doença vai evoluindo  e existe apenas uma única certeza para ele ."A de que ele ira morrer" sim eu sei esta certeza todos nos temos mais no caso do Bailey ,ele faz uma escolha viver da melhor maneira possível e com a ajuda da prima ele consegue tal coisa. Seu humor ,sua alegria de viver é definitivamente uma lição de vidada para qualquer um.

Gosto de dizer que a um divisor de águas no livro o antes e o depois  da tragédia do 11 de setembro, o acontecimento mudou a vida de  todos , após a tragédia Ambrose e seus amigos  resolvem se alistar para o exercito deixando ,para trás seu futuro promissor em uma universidade e a carreira como  lutador.  Porem as coisas  não ocorrem exatamente como planejaram e Ambrose se vê em uma nova realidade;  realidade esta onde tem de conviver com a perda de diversas maneiras ,  realidade esta onde descobre que beleza não é tudo.  Realidade esta onde ele finalmente descobre Fern , descobre de como ela é linda por dentro e por fora , e a grande dificuldade é se convencer de que Tal garota pudesse gostar dele depois do que aconteceu...

É incrível quando um livro te surpreendi tanto a ponto de entrar para lista de preferidos , Beleza perdida suprimiu todas minhas expectativas,  e me surpreendeu de uma maneira sem igual , com uma narrativa em terceira pessoa , é lindo acompanhar o crescimento e amadurecimento de Fern , é doloroso e angustiante ver o sofrimento de Ambrose ,é emocionante  e inspirador a vontade de viver de Bailey , e assim com algumas passagem em flash back acompanhamos a trajetória destes três personagens juntos eles são fortes e ao mesmo tempo vulneráveis, e a autora soube trabalhar esse ponto muito bem.
Beleza perdida é um livro incrível que me tocou muito. Ele não apenas é uma releitura moderna de A Bela e a Fera, como também aborda temas importantes e tocantes como aprender a ser forte apesar das dificuldades ; passa uma mensagem linda de amor e amizade , que nos faz refletir sobre o que realmente importa.  É uma história que fala especialmente da verdadeira beleza, daquela que carregamos dentro de nós e que só quem nos ama consegue enxergar.




Um comentário:

  1. Olá!
    Ta aí um livro que sempre quis ler e eu concordo com você, a capa não é das melhores! hahahah

    Tô seguindo seu blog. Adorei!
    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir