quarta-feira, agosto 5

Eu Estive Aqui ♣◘


E ai Sociedade?

Aqui é a Line e essa é a minha primeira resenha publicada, primeira de muitas. Vamos deixar claro aqui, este é o terceiro livro da autora  Gayle Forman que leio e posso dizer que gostei muito, a escrita é leve e fácil de ser compreendida e trata o tema suicídio de uma forma muito interessante , e que acaba envolvendo o leitor mostrando uma realidade que é pouco relatada pela sociedade.

                                                    ...
Sinto informar que precisei dar fim à minha própria vida. Estou adiando esta decisão há muito tempo, e ela é minha e de mais ninguém. Sei que isso lhe causará sofrimento, e lamento que seja assim, mas saiba que eu precisava acabar com a minha dor. Não tem nada a ver com você, mas tudo a ver comigo. Não é culpa sua.
Meg.

Este foi o e-mail que Coly recebeu um dia após a morte de Meg sua melhor amiga a principio ela imaginou que fosse uma brincadeira, Meg jamais tiraria a própria vida se tal ideia houvesse passado por sua cabeça ela certamente saberia “eram melhores amigas.” Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
Incapazes de lidar com a perda da filha tão recente, os pais de Meg pedem que Cody vá para a Tacoma, onde a amiga  fazia faculdade, para reunir seus pertences.
Lá, a garota acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
E é ai, Sociedade,  que a história começa a ficar realmente interessante.
Intrigada Cody começa a fazer uma investigação mais profunda e descobre que Meg estava fazendo parte de um grupo que ajudavam pessoas que estavam pensando em cometer suicídio só que ao contrario , isso mesmo o grupo incentivava a pessoa a  Seguir com sua viagem   cometer o SUICÍDIO  , Cody Porem descobre que a amiga estava se comunicando com uma pessoa em especial e que esta pessoa agia como se fosse um mentor para amiga , e que provavelmente ele é que teria ajudado Meg a chegar a se suicidar “mostrando que o suicídio na verdade é um ato de bravura”.
No desenrolar do enredo temos a perspectiva de como Cody se sente culpada e perdida após morte da amiga e na busca de descobrir a verdade ela passa a se corresponder com All_BS o mentor de Meg.

Repete:
Perdi alguém recentemente. Uma pessoa tão importante que é como se parte de mim mesma tivesse morrido. E agora não sei mais ser como antes. Ela era o meu sol, e então meu sol se apagou. Imagine só se o Sol se apagasse de verdade. Talvez ainda restasse vida sobre a Terra, mas você iria continuar querendo viver aqui? Será que eu quero continuar vivendo aqui?
All_BS: Talvez a sua melhor metade, como você a chama, não passasse de uma muleta. Pode ser aterrorizante, depois de tanto tempo usando uma muleta, se ver sem ela. Talvez agora você esteja enfrentando esse processo de ajuste.
E é isso. Nada sobre eu me matar ou a vida ser o problema. Apenas uma sugestão de que Meg era minha muleta.
E o mais assustador é que ele tem razão. Meg me sustentava. Sem ela, não consigo me manter em pé.

Esta mistura de drama, suspense e até um que de romance faz com que sigamos   com a leitura almejando saber logo o desenrolar desta história, você se flagra pensando de como o tema suicídio é um tabu, e de como a depressão na maioria das vezes é responsável por tal coisa, e de como não enxergamos a doença em si, na verdade chegamos até mesmo a julgar, dizendo que é frescura e etc., quando na verdade não é. Depressão é uma doença e deve ser trada como algo serio.  
Então Sociedade, termino a resenha  com esta observação da Gayle
Nem todas as pessoas que sofrem de depressão cometerão suicídio. A grande maioria, não. E nem todo mundo que se pergunta em algum momento como seria morrer é necessariamente suicida. Acho que Richard tem razão quando diz: “Todo mundo já passou por isso. ” Acredito que todos nós temos dias ou semanas tão ruins que às vezes fantasiamos sobre simplesmente não existir. Isso é diferente de ter a mente controlada por pensamentos suicidas, vê-los se transformarem em planos e, por fim, em tentativas concretas.



E se tem luz,

Let It Shine ♥

Um comentário:

  1. Olá! ..tudo bem?... NOSSA! Eu amei essa resenha... Esse livro deve ser perfeito! *-* \o/....gostei muito. Parabéns pelo o blog! Até mais... Bjss <3

    livrosesugestoes.blogspot.com

    ResponderExcluir