quarta-feira, julho 15

Garotas de Vidro

Minha Sociedade, Me digam: O QUE É ESSE LIVRO?!

Bom, apesar do "Bloqueio literário que tenho vivido", este livro foi um vencedor e conseguiu me inspirar a terminar e nossa...
Foi uma sensação incrível.

Me lembro de não conseguir lembrar como respirava durante uns 25 minutos.

Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Autora: Laurie Halse Anderson
Skoob ♥♥

A RESENHA VAI SER GRANDE SIM, E SE NÃO QUISER CHAMAR DE RESENHA, FIQUE TRANQUILO, ISSO AQUI É CONVERSANDO SOBRE LIVROS, SOCIEDADE!


             Um livro completamente perturbador, triste, dolorido, muito, mas, muito difícil de descer ( sério, sem trocadilhos ^o)).
A história é completamente densa, você é apresentada a Lia, uma solitária e típica adolescente do séc XXI.
Porque típica Tay? Porque é parte integrante do mal do Século:

A Depressão!

              Não, não temos esse diagnóstico, e isso não é ponto central no livro.
O Ponto central do livro é a busca pela magreza.

Lia aprendeu com sua ex-melhor amiga, os benefícios e a necessidade de ser magra, até que em um dia "essa bomba" explodiu e feriu a Lia.
Feriu, pois ela ficou sozinha, a família de Cassie - a ex-melhor amiga - a "fez" abandonar Lia, creditando à menina, os problemas sofridos por Cassie QUANDO SABEMOS QUE O PROCESSO FOI INVERSO.
Lia aceitou e seguiu em frente. Não havia nada o que ela pudesse fazer afinal, não importava se tentasse ou procurasse, Cassie não estava ali, Cassie estava completamente convencida de que comer era bom, e Lia era um inimigo, e que tinha voltado a ser a Cassie de verdade e não mais a cassie de vidro.
Lia seguiu com isso, até o dia que pegou seu celular e notou algo estanho.

33 chamadas não atendidas de Cassie.

Não, não era pra ser nada ruim, Cassie ligou deixou mil recados, Lia estava mal, não quis atender, afinal, depois de alguns MESES, fazer um pouco de doce não faria mal a ninguém não é mesmo? 

NÃO!
  
Na verdade, sim, faria!
Lia lembrou-se das 33 ligações e várias mensagens de Cassie quando soube que a ex-melhor amiga tinha simplesmente morrido.

"... corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho..."

Tradução: Cassie foi encontrada morta em um quarto de motel, sozinha, após tentar contato com ela 33 vezes, provavelmente Cassie morreu por culpa de Lia.

O livro tem seu desenrolar em cima disso.

Vivenciamos o presente de Lia sendo levados ao passado algumas vezes, conhecemos a Lia de "quando ela era uma garota normal", conhecemos a menina pura que fez amizade com a vizinha nova, a amiga que sempre cedia, que sempre tentava, até o dia em que não tinha mais "amiga".

Descobrimos uma Lia tão obcecada pelos 40kg, que nunca imaginamos ser possíveis, passeamos pelas tardes e noites que Lia é assombrada e perturbarda por Cassie, vamos ao enterro de Cassie com Lia, vamos parar no hospital com Lya.

Todo o processo de leitura é muito doloroso!!!
Não há nada que Lia viva que não vá nos afetar a partir do momento que abrimos este livro, por vezes fechamos e respiramos, repetindo:

Você não é a Lya!
Você não vai morrer de fome!!
Você não está vivendo isso!!!
Você não faria essas coisas!!!!

De tão bem escrito que o livro é.

No mais sociedade, eu farei um vídeo cheio de spoilers e vou colocar aqui embaixo na próxima segunda-feira, eu gostaria de escrever mais, mas não consigo escrever mais sem dar spoilers no texto, então POR FAVOR garotas LEIAM, comentem, critiquem aqui, compartilhem, falem das experiências de vocês com o livro, deixo pra vocês as partes mais marcante de todas pra mim:

Essa fala dura todo o capítulo 40:




E esta outra já perto do finalzinho:


"Eu amo você, Lia. Quando me casei com seu pai, eu jurei amar você como se você fosse minha. Mas, você feriu a minha menininha. Ela está tremendo de raiva. Você a machucou por morrer de fome, você a machucou com as suas mentiras, e por brigar com todo mundo que tentava te ajudar".

Então é isso sociedade, com um brilho fosco e sem graça eu dou a estrela Rosa para garotas de vidro, principalmente pelo seu final e pelos devaneios de Lia que a faziam conversar com a amiga morta, rs.


se DEIXE comer BRILHAR










11 comentários:

  1. Oi, tudo bom?! Conheci o blog agora e gostei bastante. Já estou seguindo ^^

    Nossa, esse livro parece ser muito emocionante e realiste, quero lê-lo logo! Adorei a resenha :)

    Abraços do Dan!
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/leitura_dan

    ResponderExcluir
  2. To louca pra ver o vídeo!!
    Gostei da resenha vou procurar mais sobre o livro achei ele muito interessante

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante o livro, me deu vontade de conhecer essa história, parabéns pelo blog.
    Abração!

    cafelivrosseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super curiosa para ler o livro! Principalmente por causa do tema... Afinal, é um assunto delicado...E espero que faça o video logo! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Incrívelmente eu sempre via o livro, mas nunca tinha dado a ele a devida importância, hoje logo cedo (ou melhor ontem, estou na madrugada) vi uma menina procurando por esse livro num grupo feminista e quando vi a sua resenha pensei: Vou ler com muita atenção.
    E agora depois de ler, posso dizer quero muito ler esse livro, padrões, amizade, suicídio, depressão, perca, são assuntos que muito me estimulam e interessam, por isso já acrescentei esse título a minha lista de compras. Parabéns pela resenha intensa, adoro resenhas assim, comprovam que um livro foi bom e nos difere dos que escrevem resenhas acadêmicas, continue colocando a alma na resenha é lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que resenha maravilhosa!! O modo como você conversa sobre os livros parece que está aqui na minha frente. Já quero esse livro, como assim eu ainda não o conhecia?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ei Tay, tudo bem?
    Sei como você está se sentindo, passei pela mesma coisa quando li esse livro. Uma história arrebatadora de tirar o fôlego, mostrando a verdade nua e crua das consequência desse padrão ridículo de magreza. Um livro que todos deveriam ler para se conscientizar e conhecer mais profundamente sobre essas doenças e o que elas fazem com uma garota e sua família.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa que resenha é essa?
    Eu conhecia o livro e confesso que tenho vontade de lê-lo, agora então mais ainda... que assunto polemico, que descrição... quero muito ler

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Oi! Bem eu achei legal o livro, mas não cheguei a terminar, parece que faltou algo, a leitura ficou cansativa pra mim.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Já tinha visto esse livro por aí,mas não imaginava que o tema fosse esse, bem realista, que é um tema que precisa ser mais discutido na sociedade, fiquei interessada, gostei da resenha.,

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Show! Vou procurar p baixar agora!!! Obg por essa resenha maravilhosa <3

    ResponderExcluir